O seu valor

Quem quer atingir seus objetivos precisa estar bem antenado e se interiorizar em você. Um processo de interiorização é necessário, ou seja, olhar para dentro. Você precisa se conhecer mais e se permitir experimentar outras “escolas do saber”.

Qual tem sido a sua atitude diante da sua própria vida?

Como você tem se colocado diante da família, das pessoas, dos desafios e das oportunidades que a vida lhe apresenta?

Quando olha para você, o que você vê? Liberdade e movimento ou passividade e medo? Aceitando os desafios ou se escondendo e deixando a vida passar?

Observe ao longo dos dias da semana passada:

  1. Você foi para a academia? Você pedalou na rua? Correu na rua? Subiu as escadas do seu condomínio, ao invés de subir de elevador? Assumiu o comando da sua saúde?
  2. Sente prazer quando olha para a forma do seu corpo? Sente prazer quando olha no espelho?
  3. Tem sido referência na empresa onde trabalha ou procrastina e está empurrando as coisas com a barriga esperando o salário no fim do mês?
  4. Você continua estudando e aprendendo, querendo mais e mais conhecimento?
  5. Na sua casa, você brinca e fica com as crianças com tempo de qualidade, aproveitando cada minuto ou não tem tempo para seus filhos? Vieira (2015).

Precisamos acordar para uma vida mais abundante.

Você precisa ir atrás dos seus valores. Diga-se de passagem: SÃO ÚNICOS! E ninguém pode lhe tirar isso.

O seu principal empreendimento é a sua vida.

Quando você desiste do seu sonho muita gente sai perdendo! Augusto (2018).

Pare de se vitimizar (mimimi) e vá lutar pelos seus sonhos. Tem um mundo lá fora.

Ganhar dinheiro não é errado. Desde que use-o para o bem e nunca para o mal. Importante saber como ele está chegando em você e o que você está fazendo com o mesmo.  

Pobreza não é uma virtude. Tem gente que acha que nasceu pobre e precisa morrer pobre. Ser pobre não significa que você tem que permanecer pobre.

Você não vale pelo que tem. Você tem pelo que vale. Você vale pelo que é. Construa sua vida e futuro através de conhecimentos adquiridos. Mais vale uma viagem e conhecer novas culturas e aplica-la do que um Certificado na parede do seu escritório.

O mundo não é justo. Ouvi isso de um dos meus Diretores de uma das faculdades que eu lecionava. Não quero pensar dessa maneira, mas infelizmente, não é que ele tem um pouco de razão. Porém, estou tentando mudar isso com a empresa que criei. Uma missão longa e árdua, mas vou continuar tentando.

Para conseguir superar as barreiras, você precisa de inteligência e esforço. Novamente, se você não estudar, está fadado a continuar no mesmo lugar em que se encontra agora. Na verdade, eu falo que precisa estudar e aplicar esse conhecimento, seja um estudo VIVO da sua própria vida.

O sucesso é uma ciência exata que todos podem aprender. Basta você querer. Todos podem obter sucesso, mas vai ter que suar a camisa. Vai precisar de pessoas. Vai precisar gerenciar pessoas. Vai precisar motivar essas pessoas através do seu propósito de vida. Vai precisar acordar cedo e dormir tarde. Esquece tempo livre para passear ou ficar com a cabeça ociosa, isso atrai negatividade. Claro que você tem que ter tempo livre, mas quantifique isso.

O vitimismo afasta você dos seus sonhos. Vejo muitas pessoas dizendo que não merecem ou não podem ter certas coisas porque não são merecedoras, na verdade são péssimas recebedoras, se o Universo está conspirando para te entregar algo, RECEBA. Pare de se vitimizar dizendo que não pode ou não consegue. Vá para cima, estude e faça diferente dos demais.

Não desanime porque seus governantes são corruptos. Já ouvi isso de outras gerações, realmente, os caras são corruptos e um dia irão pagar por isso, o que não dá é você transferir toda a culpa para os governantes e ficar inerte a tudo o que acontece. Faça a sua parte e não se corrompa.

O crime não compensa.

Quem nasce pobre só continuará pobre de acordo com as suas escolhas. Escolha estudar. Senta a bunda na cadeira e estuda. Use o seu cérebro para o bem. Vou arriscar aqui uma fala mais contraditória ainda, alguns dos melhores empresários do mundo não têm faculdade, ou seja, não fique se martirizando porque você não fez faculdade ou faculdades e um monte de curso de especialização. Você precisa sentar a “BUNDA” na cadeira e ser AUTODIDATA. Estudo por si só e aplique seus conhecimentos.

Uma pessoa só tem o poder de colocá-lo para baixo se você permitir. Novamente, peço encarecidamente, foque em você e ligue o botão do “FODA-SE” para os outros. Inclusive algumas pessoas da sua própria família. Não dê trégua, não abaixe a cabeça. Cada um faz a sua escolha de vida. Não julgue ninguém, mas você não precisa estar perto dessas pessoas que te deixam para baixo. Nunca subestime sua capacidade.

Tempos de crise também são tempo de oportunidade. A Double H cresceu 100% em menos de 6 meses, enxugando seus gastos e sendo uma potência em sua área. Somos os primeiros. Estamos em primeiro e longe do concorrente (segundo lugar). Difícil nos copiar. Tudo isso gerado durante a crise econômica que assolou o país (Período pandêmico – Corona Vírus).

Aumente o patamar dos seus sonhos. Geralmente as pessoas irão te podar, pedir para você nichar, para você focar, para você parar um pouco, para você desacelerar….tudo balela, elas estão mostrando a fragilidade delas de não conseguir assumir mais responsabilidades. Incompetentes. Se escondem em suas incompetências e falta de espírito de busca. Não é fácil, mas é possível!

Se outras pessoas conseguiram, você também pode. Simples assim!

Segundo uma pesquisa do American Time Use Survey – by Steven Bartlett, até os seus 20 anos você passará muito tempo com muitos amigos. Depois dos 30 você passará pouco tempo com apenas alguns amigos importantes. Aproximadamente 8 horas por dia.

Depois de 20 anos você só vai passar um pouco de tempo com sua família e com seus pais antes do fim da vida deles ou da sua. Aproximadamente menos de 4 horas por dia.

Você passará uma grande parte do seu tempo entre 20 e 60 anos de idade com seus colegas de trabalho. Aproximadamente 4 horas diárias.

Se você tiver filhos, passará a maior parte do tempo com eles entre seus 25 à 50 anos, depois disso não os verá com tanta frequência. Aproximadamente 4 horas e diminuindo.

O tempo que você passa com o seu parceiro(a) aumenta a partir do dia em que vocês se conhecem até o fim da vida de um de vocês. Começa abaixo de 4 horas e chega a aproximadamente a 5 horas na casa dos 70 anos.

A partir dos 30 anos de idade a quantidade de tempo que você passa sozinho(a) aumenta até o dia da sua morte. Começa abaixo de 4 horas e aumenta para mais de 8 horas por dia na casa dos 70 a 80 anos.

O que podemos tirar de aprimoramento com isso?

  1. Você sempre terá um pequeno grupo de amigos muito importantes, invista mais neles e menos em amizades sem sentido, interesseiras, materialistas;
  2. Seu tempo com seus pais será limitado. Crie o máximo de tempo possível para eles e torne esse momento especial.
  3. Uma grande quantidade de tempo será gasta com as pessoas com quem você trabalha, portanto certifique-se de trabalhar com pessoas que você realmente gosta.
  4. Depois de ter filhos, o tempo que você passa com eles será curto, então aproveite ao máximo;
  5. Quem você escolhe para ser seu parceiro(a) romântico é uma das decisões de vida mais importantes que você fará. Escolha sabiamente, não o que for mais cômodo;
  6. Você precisa aprender a amar a si mesmo, depender de si mesmo e perseguir seus hobbies, porque a medida que envelhece vai passar mais tempo sozinho.

Professor Dr. Caio Gracco

Referências:

Ponto de inflexão. Autor Flavio Augusto da Silva. Editora Buzz. 2018

O poder da ação: Autor Paulo Vieira. Editira gente, 2015.

American Time Use Survey. Disponível em: https://www.bls.gov/tus/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *