10 dicas para aproveitar seu tempo de forma inteligente

Acabou a eleição e imediatamente voltamos para a fase amarela da pandemia do Corona Vírus, mas o importante era votar e manter no Governo, os atuais Governantes ou em alguns casos (poucos casos), trocas, já combinadas, com seus conchavos políticos, e acertos para uma dúzia de pessoas privilegiadas, que tem informações privilegiadas, e que pintam e bordam com o nosso dinheiro. Aliás 30% não votaram. Não é a hora de mudar? Meu avô reclamava, meu pai reclamava, e agora eu estou aqui tentando fazer algo para que realmente exista uma mudança. Mas e os jovens? Cadê os jovens? Ah! Eu vi um deles essa manhã voltando de algum lugar, os dois, um casal, fui andar de bike bem cedo como de costume, a menina cambaleando (ela estava em pior estado), os dois bem arrumados, mas ele também não parava em pé (droga, bebida?), tentando subir uma rua do bairro Tatuapé aqui em São Paulo, também me questionei: e o resto do final de semana como seria? E a segunda-feira desses dois? Ou desses milhares de jovens? Também pensei: e se ela for estuprada? De quem é a culpa? Bom, não quero entrar nessa discussão! Foi só um devaneio mesmo.

O ensino médio é o maior desafio da educação do País. ”Currículo inchado, com disciplinas demais para tempo de menos, ausência de um programa de ensino técnico integrado a essa etapa escolar, falta de atividade física entre os discentes e os docentes também (alimentação inadequada e falta de atividade física), baixa remuneração dos Professores e inadequação do ensino médio à vida, às expectativas e às necessidades dos jovens compõem esse retrato lastimável e desafiador”. Sim. Já escrevi isso antes. Porém, quero dar soluções para tudo isso.

Deixar o cérebro ocioso e com “vácuo” de aprendizagem é muito perigoso. Quando esses adolescentes não usam seus cérebros para expressão de pensamentos criativos e positivos, a natureza preenche o “vácuo” forçando-o a agir em cima de pensamentos negativos. Não pode haver indolência ou inatividade no cérebro. Ambiente. Qual tipo de ambiente você anda frequentando? Um ambiente que te ajuda a estudar e aprimorar seus
conhecimentos? Um ambiente que te eleva espiritualmente ou um ambiente que te deixa acomodado, esperando as coisas acontecerem, negativo e com falta de recursos para você inovar e ter uma vida próspera.

Dicas para aproveitar seu tempo e fazer seu cérebro voar de tanta criatividade e ajudar o maior número de pessoas possíveis:

  1. Entenda que na sua vida, o seu valor não será reconhecido pela quantidade de conhecimento que você adquiriu, com “n” Diplomas e Certificados, mas pelo que você for capaz de produzir com eles. Ser pragmático. Tirar a “bunda” da cadeira e fazer. O que você for capaz de produzir com o seu Diploma, é o que vai valer. As suas experiências e forma de enxergar o mundo (que são suas, exclusivamente suas) é que vão valer a pena;
  2. Brilhe num ambiente competitivo. A ideia de que não existe competição, é totalmente falsa. Estamos competindo o tempo todo. Com nós mesmos e com os outros. Vou dar meu exemplo do instagram aqui. Vire e mexe o instagram da empresa Double H, passa o Instagram do Professor Caio Gracco, parece loucura competir comigo mesmo, mas é uma meta. Não fico me comparando com os outros. Mesmo por que a Double H é única e acredito nesta fórmula: ESPIRITUALIDADE + NEGÓCIOS = LUCROS e RENTABILIDADE. Aqui, penso em você dando seu melhor em tudo o que você faça. Mesmo sabendo que as notas pelo seu desempenho não valem nada e que os critérios de avaliação do nosso sistema de ensino é bem limitado e continua na linha MATERIALISTA e EGOÍSTA, FAÇA A SUA PARTE!
  3. Não se deixe contaminar pela negatividade dos outros. O seu Professor, ás vezes, estará de saco cheio, por conta dos inúmeros problemas pessoais dele: baixa remuneração, atribuição de aulas, benefícios (transporte, alimentação, plano de saúde). Ele também é vítima do sistema de ensino retrógrado que temos atualmente;
  4. Não aceite rótulos! Sem buscar uma segunda opinião, uma terceira opinião, uma quarta opinião…..Vou dar um exemplo aqui. Hoje em dia as escolas, muitas vezes, induzem ao diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), indicando psicólogos, psiquiatras
    que prescrevem Ritalina como se fosse bala de goma. A forte influência da mídia (indústria farmacêutica) e a falta de informações dos pais, fazem com que a Ritalina vicie o paciente que por muitas vezes precisava é de uma outra forma de ensino, de outra estratégia, que não seja, o famoso copie e cole da lousa. O Brasil é o segundo maior consumidor de Ritalina. Se seu filho tem energia demais, coloque-o num Esporte ou em Esportes. Mas até isso estão conseguindo acabar, recentemente Docentes e pesquisadores da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) realizaram uma carta aberta e um abaixo assinado contra a privatização do Conjunto Esportiva Constâncio Vaz Guimarães. Sim será demolido e uma das partes virará Shopping Center;
  5. Não tenha vergonha dos seus sonhos. A maioria dos pais e amigos dos seus pais, dependendo da classe que você pertence, quando perguntam o que você quer ser quando você crescer, esperam respostas como: médico, engenheiro, advogado, economista….Dê de ombro e assuma o que você quer, o que você gosta, quero ser músico, quero ser jogador profissional de videogame, quero ser Gerente de Eco-Relações, Chief Innovation Officer, Conselheiros de Aposentadoria, Profissões do futuro na indústria: Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação, Engenheiro de Petróleo, Técnico em Sistema de Informação, entre outras;
  6. Venda. Aprenda a vender algo. Todas as profissões ou ramo que escolher, você vai ter que aprender a vender seu produto ou serviço. É uma arte (Marketing e vendas). É uma tarefa básica para qualquer constructo de futuro. Vender presencialmente e vender na internet. DESAFIE-SE!
  7. Não acredite em tudo o que os Professores dizem! Vá atrás. Indague. Questione. Vá atrás das referências daquele assunto, ninguém sabe tudo. Ele está lhe ensinando o que sabe e com todas as limitações dele. Pesquise você mesmo em fontes confiáveis. Se ele grita ou te intimida, é porque ele sabe menos ainda e quer te colocar MEDO! Assim fica mais fácil para ELE!
  8. Não se limite a matemática da escola. Você vai precisar de um curso de excel, o quanto antes. Estude por conta própria, invista em você. Métricas, estatísticas, números, logística. A escola entope você de informações que você nunca utilizará. APLICABILIDADE!
  9. Você precisa falar em público. A escola também não te prepara para isso. Faça um curso de Teatro, de Neurolinguística, treine no espelho. Treine sozinho no espelho. SUPERE-SE!
  10. Aprenda a escrever. Com o avanço da internet, ficamos preguiçosos. Queremos sentar e ver televisão ou um vídeo que resolva nossa vida. Para vender, você vai precisar, tanto de “storytellings” ou “copys” de sucesso, para isso você precisará treinar sua escrita e leitura, muita leitura. Quanto mais você ler, melhor para você. Comece com livros diferentes. Nem precisa ser livros da sua área de atuação. CRIATIVE-SE! (SILVA, 2019).

A verdade dos fatos é que a EDUCAÇÃO vigente é ultrapassada e repleta de valores contraditórios. Como os pais terceirizam, deixando a cargo da escola essa reponsabilidade, fica difícil mudar alguma coisa em nosso país.

NÃO TENHA MEDO DE QUESTIONAR O MUNDO.

Algumas indagações que ainda me deixam perplexo:

  1. Quanto vale saber apertar o botão correto?
  2. Quanto vale o poder da antecipação? Existem ferramentas para isso.
  3. Quanto vale ser um líder e fazer com que sua equipe siga os valores corretos? Como montar uma equipe de sucesso? Sem divergências com o seu propósito e missão da sua instituição?
  4. Quanto vale você saber operar definitivamente todos os seus problemas? Como sair desses problemas só com suas forças?
  5. Quanto vale ser livre e não depender da ração diária que o sistema tenta lhe convencer de que você precisa? (SILVA, 2019).
  6. Colhemos somente aquilo que plantamos?
  7. Se eu tivesse perdido o meu foco dentro da Double H, estaria onde estou agora? E as pessoas ainda olham e acham que foi fácil chegar até aqui,fico assombrado com esses depoimentos. A regra é clara: Você colherá o que plantou. Qual está sendo o seu tempo útil (tempo de qualidade) para pôr seu plano em prática?

Professor Dr. Caio Gracco

Obs.: Alguns dados desse artigo foram extraídos do livro:

Geração de Valor – 2. Autor Flavio Augusto da Silva. Editora Buzz. 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *