Então é domingo! Merecido descanso……

O que realmente fazemos com o nosso tempo? Ah, o Tempo, lá vem ele novamente, me atormentar. Com o tempo ou sem o tempo, ficamos à deriva, sem rumo, sem trilha, sem objetivo. Precisamos dessa unidade “Tempo” para nos posicionar e nos orientar enquanto seres-humanos.

Porém, vejo muito desperdício desse bem precioso. Afinal, foi me dada a chance, novamente de poder respirar a partir do dia 30 de novembro de 1996, aos meus 22 anos de idade. Talvez seja por conta desse fatídico acidente que eu seja tão acelerado e tente idolatrar o Tempo, ao menos o meu Tempo.

Não quero perder um segundo sequer, quero que as pessoas aprendam, evoluam, merecem tal aprendizado. Já disse: tempo ocioso, cabeça parada, negatividade atuando. Quanto o vale esse tempo? Quanto vale o seu tempo?

Se eu tivesse ido embora em Novembro de 96, teriam sido apenas 8030 dias aqui nessa experiência fantástica chamada Planeta Terra. Fiquei pensando, o que realmente tinha feito até aquele dia que não fosse pensar em mim e nos MEUS objetivos. Não pensava muito em ajudar pessoas e por muitas vezes era egoísta, pensando no meu próprio umbigo, talvez como a maioria das pessoas daquela época.

Já se passaram mais 9.125 dias após o acidente, o que eu fiz de diferente? Como enxergo o mundo dessa vez? O que posso fazer a mais? Foi me dada uma segunda chance de ficar, as porcentagens de êxito na operação eram muito baixas e talvez eu ficasse por ali mesmo na Santa Casa de Santos.

Somados são mais de 17.000 dias aqui nesta existência. Uma existência passageira, talvez eu tenha mais 17.000 dias daqui para frente, ou não, pode ser somente mais um….quem decide? Como prever? Como entender e lembrar minha verdadeira missão aqui neste plano intermediário. O que tenho mais para aprender? Para experenciar? Vivenciar, sentir, tocar? Me deixem ir….

Por que dividiram a semana em sete dias? Há várias teorias que explicam como sete dias formam uma semana.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Há também a explicação de que uma semana tem sete dias porque esse seria o tempo mais próximo da alternância entre as fases da lua. Existe, ainda, a teoria por meio da qual se considera que Deus criou o dia em seis dias e descansou no último, totalizando sete (é por isso que todos descansam no Domingo?).

E aí vou dar um salto quantitativo nessa história, aí veio o regime de trabalho semanal de 40 horas, o famoso CL “treta”, por que ainda temos que olhar para um sistema rígido e retrógrado, cheio de regras e medo, por que de tantas regras? Aposentadorias, Invalidez, Auxílio-Doença – Acidente, Pensão por Morte, Aposentadoria Especial, Revisão e Recursos, Revisão da Vida Toda, LOAS – Benefício Assistencial, Auxílio-Maternidade, INSS, entre outros….

Com certeza muitas regras, pois alguém, quebrou o protocolo e pensando nele, única exclusivamente nele, foi lá e burlou o sistema em benefício próprio.

Preferiu dar uma mexida no “Tempo”, ou seja, trabalhar menos e ganhar mais. Aliás, quanto mais, melhor. Querem um EMPREGO e NÃO TRABALHO. Mas para que? Para que tanto dinheiro? Não existe um limite? Preciso ter 7 carros de luxo e 30 relógios guardados a exemplo de alguns jogadores de futebol. Preciso ostentar tanto assim? Para que? Para quem?

Voltando! Por que tenho que respeitar esses 7 dias e essas 40 horas? Não posso trabalhar mais, me esforçar mais?
Não posso ajudar mais? Tem empresas que não deixam o funcionário fazer a mais, por medo e desconfiança. Com certeza esse funcionário vai pedir seus direitos no final de tudo. Os pensamentos são os mais negativos possíveis.

Por que não posso trabalhar de final de semana, ou ser mais útil aos finais de semana e tirar a segunda-feira de folga? Ou melhor, tirar a quarta-feira de folga? Ou tirar 2 dias inteiros de folga? Sabe por que você não consegue!? Vou te contar 2 coisas importantes:

A primeira delas é a Persistência, as pessoas fracassam depois que quase conseguiram…Persistência é caminhar em prol dos seus objetivos, contornando obstáculos e ajudando o maior número de pessoas possíveis. Fracassar é necessário para você aprender. Tem que fracassar para subir de nível. Não se cobre tanto. Aprendi com o tempo que precisamos de constância, treinos e mais treinos para estarmos preparados quando atingirmos a meta. Se você não treinar sua mente, seu corpo, seu sonen, você está fora do jogo. Mudança. Vai precisar mudar.

O segundo ponto são os FOCOS. Vou descrever três deles:

  1. Precisa ver suas metas com toda a nitidez possível em sua mente. Esse é o foco visionário;
  2. Você vai precisar de agentes internos e externos para que você possa mudar de verdade. Conte comigo. Esse foco é o comportamental. Estamos falando desde acordar mais cedo ou ir dormir mais tarde estudando coisas diferentes, estar aberto(a) para novas situações em sua vida.
  3. Vai precisar repetir, fazer novamente, todos os dias. Errar e fazer tudo novamente. Foco consistente. Precisa dele para continuar e atingir sua meta. Aqui neste momento, você precisa estar antenado com o mundo que o cerca.
  4. Preciso ser mais claro aqui com você. Foco é também a capacidade de dizer não para muitas cosias e dizer sim para poucas. Grandes realizações começam com pequenas atitudes. Ainda lembro no nosso primeiro curso presencial lá em Itapevi, com apenas 14 alunos num curso meu de Natação para bebês, realmente eu não imaginava que teríamos uma base de mais de 10.000 alunos hoje estudando comigo e compartilhando conhecimentos agregadores para minha vida.

Acredito que a palavra seja garra. Tem que ter garra. Precisa tolerar a dor e seguir adiante. Forte, constante e pensar alto. Sonhe alto, é o mesmo preço de sonhar baixo. Mas faça algo em direção aos seus sonhos.

Gostaria de propor algumas soluções que de alguma forma deram certo para mim, não precisa fazer igual, crie a sua história, o seu modelo. Mas gostaria de te apresentar algumas opções:

  1. Elogie três pessoas no trabalho ou em casa. Os elogios proporcionam um ambiente de trabalho melhor.
  2. Olhe nos olhos de uma pessoa e diga que ama. Não importa se você já disse isso antes ou se é a primeira vez. Não importa se você acredita que aquela pessoa já saiba que é amada Apenas diga! Corre! Ás vezes não dá tempo….
  3. Faça uma surpresa de amor para alguém. Um café da manhã, uma flor, um presente, um cartão escrito a mão, um chocolate….use sua criatividade;
  4. Vá à praia. O contato com a natureza me energiza e me ajuda a recarregar as energias. Se não mora perto da praia, vá até um rio, uma lagoa, parque com muitas árvores.
  5. Peça desculpas a alguém que você magoou. Pedir desculpas não é um ato de fraqueza, mas de maturidade.
  6. Leia o provérbio do dia. Siga a sua religião e leia algo ligado a Bíblia ou algum escrito sagrado. Fique próximo(a) dos desígnios de Deus.
  7. Dê um longo abraço em uma pessoa querida. O abraço ativa a produção de ocitocina, hormônio do bem-estar, que desenvolve o afeto e a empatia entre as pessoas. Podendo até ajudar a depressão.
  8. Elogiar três pessoas de que você gosta. Demonstre carinho, respeito e admiração para essas pessoas. Ressaltar as características positivas de alguém estimula essa pessoa a desenvolver ainda mais essas características positivas.

Mais uma vez preciso te lembrar que você só irá mudar, somente ocorrerá mudança em você ou em sua vida por duas maneiras: os livros que ler e as pessoas que se relacionar.

Prof. Caio Gracco

3 comentários sobre “Então é domingo! Merecido descanso……

  1. Que sábio e delicioso texto …ADORO DOMINGO…
    NÃO tenho ROTINA específica para esse dia…ADORO ver filmes, fazer um almoço mais elaborado, LIGAR e CONVERSAR com amigos…assar pão de queijo, esperar minha filha para um café da tarde… receber crianças que estão com saudade da tia Sil, brincar no quintal com elas e a menina, nossa papagaia adotada🦜…tambem tive a 2a chance à partir de 07 JUNHO 2007, aoos um capotamento e traumatismo craniano…meses para drenar o edema, recuperar a memória, dores insuportáveis de cabeça fora a confusão mental e a vontade de dar aulas…

    Seu texto me EMOCIONOU querido Caio…me inspirou a fazer MAIS por mim…GRATIDÃO!🌹🌸🌺💫🙌🙌🙌🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *