A importância de honrar e respeitar a sua própria história

Antes de julgares a minha vida ou meu caráter… Calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri, vive as minhas tristezas, as minhas dúvidas, as minhas alegrias. Percorre os anos que e eu percorri, tropeça onde eu tropecei e levanta-te assim como eu o fiz! Cada um tem a sua própria história! E então, só aí poderás Julgar-me! Mario Quintana.

O que seria da minha vida, da pessoa que sou hoje, se não tivesse, ao longo de quase meio século de vida, aos longos dos meus 47 anos, me permitido ousar ir além, acertando e errando, e mais ainda, me permitido aprender com meus erros, transcendendo a minha dor e desenvolvendo um poderoso processo de autoconhecimento? Como estaria a vida das mais de dez mil pessoas que passaram pelos treinamentos da plataforma de estudos da Double H? E como seria a vida das milhares de pessoas que passaram pelos meus treinamentos comportamentais dentro das Universidades onde leciono e das Certificações que criei: a ProAcqua e a ProTrainer?

Se eu tivesse ignorado os aprendizados que a vida me ofereceu nesses anos, Especialização, Mestrado, Doutorado, Instituto Brasileiro de Coach (IBC), nenhum dos Professores formados pela Double H teria me conhecido, e conhecido as Certificações, as aulas, minha motivação, minha vontade de mudar o “status quo” de tudo o que eu via de errado. Eu não seria esse ser humano, e poderia estar por ai cometendo os mesmos erros, sem entender que o maior dos males não é errar, mas sim repetir os mesmos erros.

Tive bons Mestres que me ajudaram a despertar e olhar a vida de forma diferente. Mas, ainda lembro que foi eu que levantei a bunda da cadeira e fui enfrentar o mundo sozinho, mais ninguém. Fui eu, sozinho, sem orientação alguma. Enfrentei uma Especialização abrindo mão de muitos sábados e domingos durante 1 ano e meio, enfrentei um mestrado, sem ao menos entender o que era pesquisa. Enfrentei um Doutorado, indo a Rio Claro de 15 em 15 dias, conhecendo pessoas maravilhosas nesse interim. Mas o grande lance é o enfrentamento. Não deixe de olhar ao seu redor. Esses “Mestres da Vida” estão em todos os lugares. Com certeza tem um pertinho de você.

Porém, sou um Ser humano. ERRO. Erro todos os dias. E é por isso que hoje, depois de tantas experiências positivas e negativas, eu sou alguém… E você? Quer ser a melhor pessoa que você pode ser? Então Ouse ir além! Somos resultados das nossas escolhas. Me permiti aprender com estas falhas. Desenvolvi o processo de ressignificação; Hoje sou um homem, pai e empresário, em um nível muito melhor. Aprendi a me ouvir na essência, e o melhor, aprendi a ouvir as pessoas que me chegam em suas essências.

Trabalho desde muito cedo, e realmente ousei, trabalhei, busquei meus objetivos, como atleta que sempre fui e sou, sempre planejo todos os pontos, isso é crucial para atingir suas metas. Porém, nesse trabalho árduo ganhei e perdi, perdi, ganhei, bati recordes e ainda assim acreditei que, mesmo tendo obstáculos em meu caminho, eu poderia fazer diferente. Tropeçava, mas de alguma maneira aparecia um daqueles Mestres que já mencionei acima, verdadeiros anjos da guarda e já me ajudavam a levantar e me apoiavam a seguir em frente.

Sempre busquei o diferente. Nunca gostei de muita regra e nunca gostei da rotina. Eu preciso criar todos os dias. Eu ia lá e fazia. Fui lá várias vezes e fiz! Aprendi a amar o Ser Humano em sua totalidade e não no que ele teria para me dar. Tento levar isso em todos os meus relacionamentos. Quando vejo que a outra parte só pensa na parte material, me afasto.

Cultuo minha história. Respeito meus antepassados. Cultuo meus antepassados todos os dias. Afinal, se não fossem eles?

Sim, tenho uma história. Pode não ser parecida com a sua, mas tenho a minha história. E aos poucos vou permitindo que você vá conhecendo-a. Se não tivesse vivido tudo que vivi, se não tivesse acertado tudo que acertei, errado onde errei, e se não honrasse a minha história, eu não estaria aqui e agora, neste estado PRESENTE. Talvez se meu pai não tivesse ido embora naquele fatídico dia que soquei a janela de casa, ele foi…simplesmente foi….virou as costas e foi….

Eu fiquei sozinho com minha mãe e meus irmãos mais novos do que eu. O que fazer, para onde ir? Não tinha me programado para nada desse tipo. Meu chão caiu. Você já ficou sem chão? Tive que me recuperar sozinho, pois tinha uma mãe para cuidar e meus dois irmãos para orientar. Queria uma casa arrumada, um carro, uma casa própria, queria o apartamento reformado, eu trabalhava para isso. Mas nunca tinha permissão. Nunca o dinheiro dava o suficiente. Mas consegui estudar em bons colégios com as bolsas de Natação. Ah, a natação! Obrigado por me ajudar a literalmente afogar todas essas dificuldades e nadar, nadar, nadar e nadar….

Acabei aprendendo muita coisa na marra. Com a vida. A vida como ela é. Mas sempre tive a vontade de passar a diante tudo que sei. Sempre. Nunca guardei nada para mim. Sempre desejei compartilhar. Sempre quis e quero ajudar as pessoas, já me ferrei muito por isso. Mas não me arrependo. Mais do que isso, sempre fui transparente em fazer as coisas para as outras pessoas, em ajudar, sem esperar nada em troca.

Não esqueça de contar a sua história, cada parte de sua história, todos os momentos mágicos e pontos de inflexão nela existente, assim como os momentos de dificuldades e incongruências; são eles que certamente te ajudam e te ajudaram a ser a pessoa que você é hoje.

Antes de começar, quebre seus preconceitos e acredite que a sua história pode ser muito mais interessante do que você acredita. Reflita profundamente sobre toda a sua vida. Desde o ser bebê até a fase adulta. Dê uma passada na infância, pré-adolescência, adolescência até chegar na fase adulta.

Uma boa dica é tentar lembrar o máximo que puder sobre sua vida e anotar aquilo que considera mais interessante. Lembre-se dos detalhes, isso é o que dará vida a este processo. Detalhes que só você passou. Só você vivenciou.

Fale da família, seus primos, sua avó. Desfrute de cada momento, viva ou reviva intensamente tudo o que tiver que viver ou sentir. Aniversários, festas, primeira vez que andou de bicicleta, que foi à escola, o primeiro dente que caiu, a primeira paixão, momentos marcantes em qualquer etapa da sua vida. Detalhes do seu crescimento, as experiências que passou até chegar ao que você é hoje.

Muito do que você é hoje foi formado na sua infância. O modo como você vive atualmente, como se comporta, o que você gosta e até mesmo o que não gosta. Tudo isso deve estar presente na hora que for expor sobre você. Quais as músicas que você gosta? Quais os livros que curte? O que gosta de comer? Quais são os seus lugares favoritos? Qual é a sua realidade?

Professor Caio Gracco

3 comentários sobre “A importância de honrar e respeitar a sua própria história

  1. Interessante como cada um tem a sua jornada… Atualmente moro em Rondônia, município de Vilhena, amo minha profissão, minha realidade hoje é que sou uma das mais procuradas para dar aula de personal, tenho lista de espera e estou me organizando para montar uma equipe de personais… Eu gosto de músicas, adoro qualquer tipo de comida, gosto de livros espíritas (minha religião) e livros da minha área de atuação. Meu lugar favorito é a minha casa e outros lugares que pretendo conhecer.

  2. Ah esse Caio Gracco…
    Quanto a ensinamentos em tão simples palavras…
    Uma vida vivida de verdade.
    Cada um passa o que tem que passar…
    É agradecer, até pelo que de ruim aconteceu, é crescer junto com as “porradas” que a vida dá.
    Histórias marcadas e, você, deixando marcas na história de vida de quem passa por você.
    Obrigada por fazer parte da Minha História!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *